Virando rotina ? Fronteira e fechada mais uma vez por manifestantes

            Fofo figurativa 

Na manhã deste domingo, 21 de maio, associações de combi lotação e moto-taxistas fecharam a fronteira por alguns minutos em protesto contra os veículos tuc-tuc de indígenas das comunidades de Umariaçú I e II.

Nos que somos moradores e que muita das vezes temos que recorrer a esse tipo de transporte, seja de moto-taxis, coletivos ou até tuc-tuc, sabemos da precariedade que é o transporte de passageiros da nossa fronteira, condutores e veículos em sua maioria totalmente em desacordo com as leis de trânsito, muitos não apresentam segurança alguma ao cidadão que necessita desse serviço.

A falta de políticas públicas voltada para este problema é sem dúvidas um grande fator negativo, bem como os próprios condutores e lideranças do seguimento,  que não buscam junto aos órgãos competentes a regularização das associações e sindicatos a qual fazem parte e  representam.

Outra coisa que tem gerado preocupação, é mais um fechamento da fronteira, só esse ano já é a terceira vez que manifestantes fecham a fronteira terrestre entre Tabatinga-Br e Letícia-Col.
O fechamento da fronteira por motivos que não justificam, é um claro descumprimento dos acordos Fronteiriços e Bilaterais entre os países, além de causar transtornos no trânsito, podem trazer prejuízos sem precedentes as cidades vizinhas, podem até gerar conflitos diplomáticos.

Independente de que lado se deu a iniciativa, que os incentivadores sejam investigados para que não se torne rotina, todos têm o direito de manifestar, desde que, estejam em  condições legais para o ato, e que não prejudique outras pessoas.  

Comentários